Qual o tamanho do bebê de acordo com a semana de gravidez?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Qual o tamanho do bebê de acordo com a semana de gravidez?

O tamanho do bebê: 1 a 3 semana 

Cada semana da gravidez tem sintomas característicos. Algumas gestantes podem ter falta de ar, sangramento e câimbra na gravidez. Sua data de gestação será calculada a partir do primeiro dia da sua última menstruação. A concepção ocorre cerca de duas semanas a partir desse dia e é quando você é considerada verdadeiramente grávida. Em apenas 40 curtas semanas, o tamanho do bebê crescerá de pequena semente até o tamanho de melancia gorda.

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!

 

4 semana

Aqui se encerra o primeiro mês de gravidez. Seu óvulo fertilizado, conhecido como zigoto, é uma bola de 32 células que tem o tamanho de uma semente de papoula. É nesse estágio que as células separam-se em três camadas distintas das quais os órgãos internos e pele do seu bebê vão se desenvolver.

Comprimento do bebê: de 0,035 cm a 0,1 cm.

Peso do bebê: menos de 1,13 gramas.

 

5 semana

De 5 a 8 semanas você está no seu 2 mês de gravidez. A bola de células agora se assemelha a um girino e é tão grande quanto um grão de pimenta. A criação do cérebro, medula espinhal, coração e vasos sanguíneos já está bem encaminhada.

Comprimento do bebê: cerca de 0,127 cm.

Peso do bebê: menos de 1,13 gramas.

 

6 semana

Seu pequenino triplicou de tamanho e está protegido com líquido amniótico. Embora ele tenha crescido a passos largos, ele é ainda apenas do tamanho de uma semente de romã.

Comprimento do bebê: cerca de 0,317 cm.

Peso do bebê: menos de 1,13 gramas.

7 semana

O tamanho do bebê agora é o de um pequeno mirtilo aproximadamente. Os braços, que foram formados semana passada, agora parecem com remos.

Comprimento do bebê: cerca de 1,27 cm.

Peso do bebê: menos de 1,13 gramas.

 

8 semana

Seu bebê é do tamanho de um grão de cranberry. Suas mãos e pés têm dedos palpados. Em breve, esse tecido extra entre os dígitos será reabsorvido para revelar dedos individuais.

Comprimento do bebê: cerca de 1,6 cm.

Peso do bebê: menos de 1,13 gramas.

Nota: da oitava a vigésima semana as medidas são retiradas da coroa até o antebraço.

 

9 semana

Seu bebê agora até a semana 12 tem 3 meses e se graduou de embrião para feto. Ele está do tamanho de uma cereja. O aparelho digestivo e os órgãos reprodutores são formados, mas ainda é muito cedo para até mesmo um técnico qualificado dizer se você está esperando um menino ou menina.

Comprimento do bebê: cerca de 2,28 cm.

Peso do bebê: cerca de 1,99 gramas.

 

10 semana

10 semanas de gravidez são 3 meses. Agora, seu bebê está do tamanho de uma azeitona. Ele pode esticar as costas, seus olhos e pálpebras estão mais desenvolvidos e suas sobrancelhas estão começando a crescer.

Comprimento do bebê: 3,10cm.

Peso do bebê: 3,97 gramas.

11 semana

O seu bebê está do tamanho de uma couve-de-bruxelas. A partir de agora até a 20 semana da sua gravidez, ele triplicará o comprimento e aumentará em 30 vezes o peso.

Comprimento do bebê: 4,09 cm.

Peso do bebê: 7,09 gramas.

 

12 semana

Com 3 meses, o seu bebê está com quase 6 cm, do tamanho de um maracujá. As unhas das mãos e dos pés e os ossos estão se formando, como também uma fina camada de cabelo cobre a maior parte do corpo dele.

Comprimento do bebê: 5,4 cm.

Peso do bebê: 12,9 gramas.

 

13 semana

Seu lindo bebê esta semana completa 4 meses e é do tamanho de um limão Meyer. Suas cordas vocais estão começando a se desenvolver.

Comprimento do bebê: 7,4 cm.

Peso do bebê: 23 gramas.

 

14 semana

Ao entrar no segundo trimestre, o tamanho do bebê é o de um pêssego. Todos os órgãos internos formados no primeiro trimestre, a partir de agora, vão continuar a amadurecer até ele nascer.

Comprimento do bebê: 8,69 cm.

Peso do bebê: 43 gramas.

 

15 semana

Seu bebê está do tamanho de uma maça agora. O cérebro dele controla todos os músculos do corpo; ele é capaz de se mexer. Sim, ele vai até mesmo fazer cambalhotas! Mas se é o seu primeiro bebê, você provavelmente não irá senti-lo mexer por mais algumas semanas.

Comprimento do bebê: 10 cm.

Peso do bebê: 98 gramas.

 

16 semana

A partir daqui, com 4 meses, você já pode sentir o seu bebê começar a mexer. Ele está do tamanho de um abacate, consegue fechar a mão e até chupar o polegar!

Comprimento do bebê: 11,6 cm.

Peso do bebê: 100 gramas.

 

17 semana

Seu bebê agora é do tamanho de uma pêra. Ele já soluçou antes, mas é a primeira vez que você pode sentir.

Comprimento do bebê: 13 cm.

Peso do bebê: 140 gramas.

 

18 semana

O tamanho do bebê é o de uma batata doce- e agora os seus dedos pequeninos têm impressões digitais únicas.

Comprimento do bebê: 14,2 cm.

Peso do bebê: 190 gramas.

 

19 semana

Seu bebê está cerca do tamanho de uma manga. As pernas dele estão mais longas que os braços e ele começará a dar “olá” com chutes em intervalos regulares, que você pode sentir se esta é a sua segunda ou terceira gravidez. As mães de primeira viagem podem não sentir nada por mais algumas semanas.

Comprimento do bebê: 15,3 cm.

Peso do bebê: 240 gramas.

 

20 semana

Seu bebê agora está do tamanho de uma pequena alcachofra. Ele pode ter sobrancelhas finas e está brotando um pouco de cabelo na cabeça.

Comprimento do bebê: 16,4 cm.

Peso do bebê: 300 gramas.

 

21 semana

Seu bebê é tão longo quanto uma cenoura e a pele dele responde a toque. Se você colocar pressão na sua barriga, ele vai se afastar ou empurrar.

Comprimento do bebê: 26,7 cm.

Peso do bebê: 360 gramas.

 

22 semanas

Seu bebê está agora do tamanho de um mamão. Os pulmões dele estão desenvolvendo rapidamente e eles começarão a produzir uma proteína chamada surfactante que o ajudará a respirar independentemente uma vez nascido.

Comprimento do bebê: 27,8 cm.

Peso do bebê: 430 gramas.

 

23 semana

Seu bebê está agora do tamanho de uma berinjela. Seu cérebro e audição estão mais desenvolvidos esta semana e ele está começando a reconhecer sua voz.

Comprimento do bebê: 29 cm.

Peso do bebê: 500 gramas.

 

24 semana

O seu bebê está tão longo quanto uma espiga de milho As suas narinas estão abrindo agora para “praticar a respiração”; ele passará pelos mesmos movimentos da respiração real, mas inalará o líquido amniótico ao invés de ar.

Comprimento do bebê: 30 cm.

Peso do bebê: 600 gramas.

 

25 semana

Seu bebê é do tamanho de uma abóbora-cabotiá. Ele está desenvolvendo um aperto firme e pode alcançar e agarrar o cordão umbilical. Ele também pode dar a língua!

Comprimento do bebê: 34,6 cm.

Peso do bebê: 662 gramas.

 

26 semana

Seu bebê está quase tão longo quanto uma abobrinha. Suas sobrancelhas e cílios estão bem definidos; ademais, ele tem mais cabelo na cabeça nessa semana.

Comprimento do bebê: 35,6 cm.

Peso do bebê: 762 gramas.

 

27 semana

Seu bebê agora está do tamanho de uma couve-flor. Nesse ponto, ele pode distinguir entre a sua voz e a voz do seu marido ou parceiro.

Comprimento do bebê: 36,6 cm.

Peso do bebê: 875 gramas.

 

28 semana

Seu bebê está do tamanho de uma kabocha (abóbora) e está começando a abrir os olhos e piscar.

Comprimento do bebê: 37,6 cm.

Peso do bebê: 1 kg.

 

29 semana

O tamanho do bebê agora é o de uma abóbora-cheirosa. A pele dele ainda está enrugada, mas conforme a gordura for se acumulando, ela irá se preencher.

Comprimento do bebê: 38,6 cm.

Peso do bebê: 1,150 kg.

 

30 semana

Seu bebê está do tamanho de um repolho grande. Ele tem ciclos de dormir e acordar. Após 30 a 90 minutos de soneca, o bebê pode te dar um chute para você saber que ele está acordado.

Comprimento do bebê: 40 cm.

Peso do bebê: 1,320 kg.

 

31 semana

Seu bebê está tão longo quanto um bando de alho-poró e ele ganhará cerca de 250 gramas por semana até nascer.

Comprimento do bebê: 41 cm.

Peso do bebê: 1,500 kg.

 

32 semana

Seu bebê está do tamanho de uma Couve Napa. Como o paladar está desenvolvido, ele pode ter uma preferência pelos alimentos que você come, pois, ele analisa ao engolir líquido amniótico.

Comprimento do bebê: 42,4 cm.

Peso do bebê: 1,700 kg.

 

33 semana

O tamanho do bebê agora é semelhante ao de um abacaxi. Lanugo, que é o cabelo fino que cobriu todo o seu corpo e ajudou a mantê-lo quente enquanto o bebê se desenvolveu, está começando a desaparecer, mas ainda pode haver trechos em seus ombros e costas.

Comprimento do bebê: 43,7 cm.

Peso do bebê: 1,920 kg.

 

34 semana

Seu bebê é do tamanho de uma meloa (cantalupo). Os ossos estão completamente desenvolvidos agora, ele está virando a cabeça, faz piruetas e move o corpo de um lado para o outro.

Comprimento do bebê: 45 cm.

Peso do bebê: 2,145 kg.

 

35 semana

Seu bebê está do tamanho de um Melão. Em preparação para o nascimento, agora ele está de cabeça para baixo no seu útero.

Comprimento do bebê: 46,2 cm.

Peso do bebê: 2,381 kg.

 

36 semana

Seu bebê agora é do tamanho de um melão canário e sua pela enrugada está sendo preenchida conforme ele ganha gordura.

Comprimento do bebê: 47,4 cm.

Peso do bebê: 2,621 kg.

 

37 semana

Seu bebê agora é tão longo quanto uma folha de acelga. Como ele está ficando sem espaço no seu útero, ele, principalmente, se estende e meneia ao invés de dar grandes chutes.

Comprimento do bebê: 48,6 cm.

Peso do bebê: 2,857 kg.

 

38 semana

O tamanho do bebê agora é o de uma haste de ruibarbo. Conexões estão se formando em seu cérebro, que o ajudarão a engolir e até a dormir melhor quando nascer.

Comprimento do bebê: 49,8 cm.

Peso do bebê: 3,084 kg.

 

39 semana

Seu bebê pesa tanto quanto uma mini melancia. Neste ponto, ele perdeu a maior parte daquela substância cremosa branca chamada vernix e o cabelo fino, lanugo, que cobriu sua pele desde o meio do segundo trimestre.

Comprimento do bebê: 50,70 cm.

Peso do bebê: 3,288 kg.

 

40 a 42 semana

Quando ele nascer, o tamanho do bebê pode ser o de uma melancia. Se você está esperando dar a luz nessa semana, é importante conhecer os sinais do trabalho de parto. Não se preocupe se o bebê decidir ficar um pouco mais. Muitos dos primeiros filhos atrasam, mas valerá à pena esperar pelo bebê. Nós prometemos!

Comprimento do bebê: 51,20 a 53,34 cm.

Peso do bebê: 3,460 a 4,082 kg.

Fonte: Parents

Está com alguma dúvida? Pergunte aos nossos especialistas e veja algumas respostas que já temos!