Marketing médico: o que fazer para atrair mais pacientes?

Doutor Já Avatar

Doutor Já

Redação
Marketing médico: o que fazer para atrair mais pacientes?

Dicas: invista no marketing médico e crie promoções para sua clínica

Como promover uma clínica?

Essa é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos médicos e responsáveis por administrações de clínicas. Em pleno 2019, não estar conectado às redes sociais é quase uma sentença de esquecimento.

A presença em canais de comunicação não diz respeito apenas a pessoas físicas, mas trata-se principalmente de empresas, onde pode-se incluir as clínicas, e estar presente no feed do seu público alvo não chega a ser uma regra.

Entender o marketing médico é fator primordial na era tecnológica, fator este que pode colocar sua clínica no mapa dos serviços prestados em buscas de usuários dentro do seu target.

Aparecer em sites de busca e mídias sociais de forma geral, sendo as mais utilizadas Facebook e Instagram, pode ser um divisor de águas. Esta presença consistente e encorpada, com conteúdos pertinentes, proporciona credibilidade e reconhecimento de marca. É exatamente nisso que o marketing médico pode ajudar você!

Muito embora o principal objetivo de clínicas médicas não seja venda, é significativo estar perto de quem representa o foco principal do setor: o paciente, aquele que deve ser cuidado. E, para tal, existem diversas estratégias!

Aspectos do marketing médico

O marketing médico possui nuances que podem ser extremamente positivas quando se trata de posicionamento de marca e não de venda de produtos e/ou serviços. Já que a medicina precisa ser exercida com foco no zelo pela vida, não deve se perder na ânsia de estar na mídia e, assim, faltar com ética e moral ao ser engolida pela vertente consumista da área.

Nesta linha de pensamento, as promoções são grandes aliadas quando executadas dentro dos padrões delimitados pelo Manual de Publicidade Médica, de autoria do Conselho Federal de Medicina.

Seguir as regras do manual é essencial para não ferir as políticas firmadas pela instituição que rege o setor. Mas também é um auxílio significativo para evitar ruídos de comunicação que manchem a imagem da clínica e arranhem sua confiabilidade.

Estratégias e dicas

Para prosseguirmos com nossas dicas sobre marketing médico, vamos dividir as clínicas em dois tipos:

Temos as que são totalmente voltadas à saúde, podemos chamá-las de clínicas médicas; e existem as que aliam bem-estar e segurança com a aparência física,  que também são clínicas com médicos formados e especializados em determinadas áreas de estudo, entretanto podem também ter seu foco na estética em conjunto com a saúde.

Para as que fazem parte da segunda espécie citada, que podem ter especialidades como Cirurgia Plástica e Dermatologia, passando por Tricologia e outras áreas estéticas, têm sido cada vez mais comum a divulgação em Instagram e Facebook através de sorteios. A partir deste ponto, vamos destrinchar as possibilidades para este tipo de ação promocional?

O primeiro passo para pensar em promoções organizadas e divulgadas em redes sociais para uma clínica é ter conhecimento do regulamento regido pela Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria, a SEFEL, do Ministério de Fazenda, que direciona aquilo que é ou não permitido quando o assunto é realizar sorteios e concursos culturais. Esta função era anteriormente exercida pela Caixa Econômica Federal, a alteração neste comando se deu após a homologação da Lei 13.756, de 12 de dezembro de 2018.

As promoções comerciais e os sorteios filantrópicos devem seguir o regimento proposto pela instituição federal e, em caso do não cumprimento do mesmo, os riscos vão desde multa igual a 100% do valor das premiações em questão a perda do direito de realizar novos concursos nas redes sociais.

Quais resultados pode-se esperar através das promoções?

– Fortalecimento da marca;

– Crescimento da base de público presente nos perfis da clínica, seja em Instagram, Facebook ou LinkedIn;

– Evolução do relacionamento com o cliente;

– Aumento de possível lista de contatos para envio de e-mail marketing;

– Tráfego para site.

Lembrando que cada uma dessas vantagens necessita de um planejamento estratégico embasado. E que cumpra diversas etapas básicas para que o caminho traçado tenha estrutura de ideias, conexão de ações e ética.

A partir deste plano, onde as estratégias de campanha serão esboçadas, começa-se a colocar a mão na massa. É aí que entra o passo a passo a seguir:

Você conhece seu público?

A ideia aqui é entender o perfil de compra e relevância do grupo vista como alvo para a sua clínica.

Para montar boas campanhas e atingir as pessoas certas, é possível segmentar o público para, assim, alcançar aqueles indivíduos que sejam realmente relevantes para o seu interesse final.

Ao conhecer seu target, você segmenta campanhas e anúncios por gênero, idade, localização geográfica, interesses, palavras-chave mais buscadas.

Impulsione suas publicações

Pensando no marketing médico e na possibilidade de alcançar usuários que não estejam na lista de curtidores e/ou seguidores da sua página/perfil é importante patrocinar postagens. O que isso quer dizer?

Facebook e Instagram oferecem a possibilidade de impulsionar posts pagando determinado valor. Assim, os posts aparecem em feeds de público segmentado dentro da sua ótica de público alvo, conforme explicado no item anterior, mesmo que eles não acompanhem ou conheçam a clínica.

Entre as opções de segmentação estão informações como idade, gênero, localização, interesses e outros já citados acima. A partir destes detalhes projeta-se um perfil de alcance.

Com esse perfil preparado, a chance de assertividade da campanha cresce exponencialmente e o custo-benefício acaba sendo mais uma vantagem. Tendo em vista que com pequenos valores é possível aumentar o alcance das publicações de forma contundente.

Seja criativo!

Obviamente, os prêmios oferecidos em concursos e sorteios, assim como descontos e condições especiais ofertados em promoções, devem ser bons o suficiente para chamar a atenção por si só, mas a criatividade pode propagar e potencializar a abrangência de uma publicação, seja ela feita no Facebook, no Instagram ou no LinkedIn.

Escreva textos diretos, ricos em informação sobre as condições de participação, mas também leves e que conversem com o seguidor de maneira íntima, quase como amigos. Isso tudo, obviamente, guardando as devidas proporções de respeito e sem sair dos parâmetros de comunicação verbal definidos previamente para a marca.

Formalize uma identidade verbal

Entender qual a linguagem ideal para seu público é importante para se conectar com ele. Através da forma de escrever e se portar é conquistada a confiança dos seguidores/curtidores, que os estimulam a engajar nas postagens, seja participando de sorteios, dando likes ou compartilhando o conteúdo. O último tipo de ação ainda pode ser propulsor fundamental no alcance de uma parcela maior de pessoas atingidas.

Não esqueça da estratégia!

É preciso traçar os passos que serão seguidos até alcançar o seu público. Nesta etapa encontra-se o momento de maior atenção, é aqui que você montará os posts de divulgação da campanha.  

Deixe sua marca!

Criar hashtags próprias tanto para a marca em si quanto para campanhas específicas é um ótimo reforço para auxiliar os usuários a encontrarem facilmente suas publicações. Além de servir para produzir uma marca no imaginário do público alvo relacionando diretamente hashtags escolhidas com sua clínica.

DICA EXTRA:

O disparo de e-mails marketing é mais uma importante ferramenta na divulgação da sua clínica. E as promoções e sorteios também podem se fazer valer dela.

Detalhe importante: os e-mails podem ser integrados ao seu software de gestão para clínicas! Tudo isso de forma simplificada e intuitiva. Convidamos você a testar a versão gratuita do Feegow, é só clicar no banner.

Fonte: Feegow

Não tem plano de saúde? Conheça agora o Cartão Doutor Já